
O TDAH afeta principalmente a memória de trabalho, um tipo específico de memória de curto prazo, onde a informação é armazenada de forma breve e disponibilizada para a computação ou manipulação. Os investigadores que estudaram TDAH e memória de trabalho descobriram que a memória de trabalho fraca ou disfuncional é uma das principais causas de muitos dos problemas de função executiva dos portadores desse distúrbio. A função executiva é como um gerente da mente e inclui a capacidade de organizar, planejar, solucionar problemas, auto-regular as emoções e resistir às distrações. Quando a função executiva é saudável o resultado é uma memória de trabalho forte.³ Por outro lado, a atenção seletiva é outro ponto fraco dos portadores de TDAH que pode afetar a memória. A atenção seletiva é a capacidade de se concentrar exclusivamente apenas em uma parte do estímulo, como tarefas, pensamentos ou sons. Os pesquisadores usam o termo “The Cocktail Party Phenomenon” para ilustrar como a atenção seletiva deveria funcionar. Quando envolvidas em uma conversa em uma sala cheia de ruídos, a maioria das pessoas é capaz de se concentrar na conversa em que elas estão envolvidas. Mas os portadores de TDAH acabam se envolvendo com as outras conversas ou sons do ambiente. De fato o que acontece com algumas pessoas com TDAH é que elas não só podem ouvir a conversa do seu interlocutor, mas todas as conversas, todos os sons de garfos, músicas, gelo em copos etc. Embora a falta de atenção seletiva não afete diretamente a memória, ser bombardeado por estímulos irrelevantes certamente vai influenciar se algo importante é lembrado ou não.
Pessoas com TEA, SD, TPAC, Dislexia, também encontram dificuldades para acessar a memória, muitas vezes impactadas pela falta de foco, concentração e déficits nas funções executivas.

Como trabalhar a memória:
✍️1.Acessibilidade do Conteúdo: Algumas pessoas possuem um estilo de aprendizado mais visual, o que significa que eles retêm informações de maneira mais eficaz quando são apresentadas visualmente. As provas de memorização visual tornam o conteúdo mais acessível a esses alunos, permitindo que eles compreendam e lembrem melhor os conceitos.
✍️2.Engajamento e Motivação: O uso de elementos visuais pode tornar o aprendizado mais envolvente e motivador para os alunos. Gráficos, imagens e diagramas podem despertar o interesse dos alunos, mantendo-os engajados na atividade de aprendizado.
✍️3.Compreensão de Conceitos Abstratos: Conceitos abstratos muitas vezes podem ser difíceis de entender apenas por meio de palavras. As provas de memorização visual podem simplificar a representação desses conceitos, tornando-os mais concretos e tangíveis para os alunos.
✍️4.Organização e Estruturação: As representações visuais, como mapas mentais e diagramas, ajudam os alunos a ver a estrutura e as conexões entre diferentes elementos de um tópico. Isso pode facilitar a organização de informações complexas e a compreensão de como os conceitos estão interligados.
✍️5.Memorização e Recordação: As imagens são frequentemente lembradas com mais facilidade do que palavras isoladas. Ao associar informações a imagens, os alunos podem melhorar a memorização e a capacidade de recordar detalhes importantes.
✍️6.Resolução de Problemas: Em situações que envolvem a resolução de problemas, como quebra-cabeças ou atividades práticas, as provas de memorização visual podem ajudar os alunos a visualizar o problema e trabalhar em direção a uma solução.
✍️7.Apoio a Dificuldades de Aprendizagem: Alunos com dificuldades de aprendizagem, como dislexia, podem se beneficiar das provas de memorização visual, pois isso proporciona uma abordagem alternativa para o processamento de informações.
✍️8.Estímulo à Criatividade: Criar representações visuais de conceitos pode estimular a criatividade dos alunos e permitir que eles expressem suas ideias de maneira única.
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