A Situação do Brasil no PISA
- Nadia Bonassi
- 25 de jun.
- 2 min de leitura
Porque é tão importante o PISA?
É através do PISA, que o Brasil cria suas políticas educacionais.
O que isso significa? Que os materiais didáticos e a metodologia muda de acordo com essas políticas. Alfabetizar no tempo certo seja em português ou matemática é prioridade nas escolas, quando isso não acontece há uma movimentação e investimentos acordados podem ser perdidos.
Isso muda algo para mim? Sim, seu filho (a) nesta situação impacta emocionalmente a família e a comunidades escolar como um todo.
Baixo desempenho histórico:
Em 2003, o Brasil registrou 356 pontos em matemática, um dos menores desempenhos entre os países avaliados.
Houve uma melhora até 2012 (391 pontos), mas desde 2015 o desempenho estagnou.
Em 2022, o Brasil obteve 379 pontos, uma queda de 5 pontos em relação a 2018 (384 pontos).
Grande parte dos alunos está abaixo do nível básico:
73% dos estudantes brasileiros não atingem o nível 2, que representa o mínimo esperado de proficiência matemática para a vida adulta.
Apenas 2% chegam aos níveis mais altos (5 e 6), enquanto na média da OCDE esse número é muito superior.
Impacto na sociedade e na economia:
A falta de domínio em matemática compromete o futuro profissional dos estudantes e o desenvolvimento econômico do país.
Sem uma base sólida, os jovens enfrentam dificuldades no mercado de trabalho e no pensamento lógico necessário para resolver problemas complexos.

Diante desses resultados, é essencial investir em um programa estruturado de ensino da matemática, que:
Aplique metodologias baseadas em evidências científicas para o ensino da matemática.
Ofereça formação continuada para professores, garantindo o uso de estratégias eficazes na sala de aula.
Utilize tecnologia e materiais didáticos inovadores para engajar os estudantes.
Identifique e intervenha precocemente nas dificuldades de aprendizagem, evitando a defasagem ao longo dos anos escolares.
Se o Brasil deseja melhorar seu desempenho no PISA e preparar seus alunos para os desafios do século XXI, investir em um programa robusto de ensino da matemática não é uma opção, mas uma necessidade urgente.
A matemática é essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico, mas muitas crianças enfrentam dificuldades porque o ensino tradicional, muitas vezes, não se conecta com seu dia a dia. Métodos convencionais baseados apenas na memorização podem gerar desmotivação e insegurança.
O PROMAIS transforma essa experiência ao adotar uma abordagem inovadora, tornando a aprendizagem mais envolvente e significativa. Com atividades práticas e interativas, os alunos desenvolvem habilidades matemáticas de forma intuitiva, despertando a curiosidade e fortalecendo a autonomia no aprendizado.
Aprender matemática pode – e deve – ser uma experiência prazerosa e desafiadora.
Neurosaber.
FONTE:
OECD. (2023). PISA 2022 Results. OECD Publishing, Paris. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2023). Relatório Brasil no PISA 2022.
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