top of page

A Situação do Brasil no PISA


Porque é tão importante o PISA?


É através do PISA, que o Brasil cria suas políticas educacionais.

O que isso significa? Que os materiais didáticos e a metodologia muda de acordo com essas políticas. Alfabetizar no tempo certo seja em português ou matemática é prioridade nas escolas, quando isso não acontece há uma movimentação e investimentos acordados podem ser perdidos.

Isso muda algo para mim? Sim, seu filho (a) nesta situação impacta emocionalmente a família e a comunidades escolar como um todo.


  1. Baixo desempenho histórico:

    • Em 2003, o Brasil registrou 356 pontos em matemática, um dos menores desempenhos entre os países avaliados.

    • Houve uma melhora até 2012 (391 pontos), mas desde 2015 o desempenho estagnou.

    • Em 2022, o Brasil obteve 379 pontos, uma queda de 5 pontos em relação a 2018 (384 pontos).

  2. Grande parte dos alunos está abaixo do nível básico:

    • 73% dos estudantes brasileiros não atingem o nível 2, que representa o mínimo esperado de proficiência matemática para a vida adulta.

    • Apenas 2% chegam aos níveis mais altos (5 e 6), enquanto na média da OCDE esse número é muito superior.

  3. Impacto na sociedade e na economia:

    • A falta de domínio em matemática compromete o futuro profissional dos estudantes e o desenvolvimento econômico do país.

    • Sem uma base sólida, os jovens enfrentam dificuldades no mercado de trabalho e no pensamento lógico necessário para resolver problemas complexos.

  1. Diante desses resultados, é essencial investir em um programa estruturado de ensino da matemática, que:

  2. Aplique metodologias baseadas em evidências científicas para o ensino da matemática.

  3. Ofereça formação continuada para professores, garantindo o uso de estratégias eficazes na sala de aula.

  4. Utilize tecnologia e materiais didáticos inovadores para engajar os estudantes.

  5. Identifique e intervenha precocemente nas dificuldades de aprendizagem, evitando a defasagem ao longo dos anos escolares.

Se o Brasil deseja melhorar seu desempenho no PISA e preparar seus alunos para os desafios do século XXI, investir em um programa robusto de ensino da matemática não é uma opção, mas uma necessidade urgente.

A matemática é essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico, mas muitas crianças enfrentam dificuldades porque o ensino tradicional, muitas vezes, não se conecta com seu dia a dia. Métodos convencionais baseados apenas na memorização podem gerar desmotivação e insegurança.

O PROMAIS transforma essa experiência ao adotar uma abordagem inovadora, tornando a aprendizagem mais envolvente e significativa. Com atividades práticas e interativas, os alunos desenvolvem habilidades matemáticas de forma intuitiva, despertando a curiosidade e fortalecendo a autonomia no aprendizado.

Aprender matemática pode – e deve – ser uma experiência prazerosa e desafiadora.

Neurosaber.


FONTE:

OECD. (2023). PISA 2022 Results. OECD Publishing, Paris. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2023). Relatório Brasil no PISA 2022.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Tel: (11) 99553-5940

Espaço Psicopedagógico

Rua Lupe Cotrin, 235 Vl Liberdade - Jundiaí-SP

Atendimento online em todo pais.

  • LinkedIn nadia bonassi
  • psicopedagoga nadia bonasi
  • Pinterest ícone social
  • psicopedagoga nadia bonassi
bottom of page