Esta artigo tem informações e dicas para orientar você no auxílio do seu filho nas atividades online ou tarefas escolares.
Muitas destas informações também podem ajudar o professor em sala de aula e nas aulas online, você pode entregar esta apostila na escola, caso ache necessário (solicite por e-mail).
Você verá a diferença ao utilizar esses passos na condução das atividades online escolar.
Bom proveito.
Temos que pensar no local que a criança irá fazer a aula ou estudo. Todo ambiente pode ser um fator distrator. A televisão deverá ser desligada, o mesmo para músicas no ambiente. Não deverá ter circulação de pessoas ou animais. O local não pode ser próximo a janelas ou portas. Os brinquedos e jogos não deverão estar no mesmo ambiente, caso seja o quarto do aluno, eles deverão estar acoplados em caixas ou armários longe do local de estudo. Como a dispersão é um fator agravador, uma dica é deixar na mesa de estudo algo que ele possa manipular, como por exemplo uma bola macia pequena ou uma mola de brinquedo.
Vamos iniciar com a preparação para os estudos, para o caso das aulas sejam online. O aluno tem que perceber que este momento é diferente das tarefas comuns dentro de casa, é um momento de aula ou de estudo, e para isso o local deverá ser preparado. Devemos deixar próximo ao computador ou na mesa que fará os estudos, lápis, canetas, lápis de cor, papeis para anotações, folha sulfite, cadernos, apostilas e outros materiais de apoio. O aluno com TDAH tende a se dispersar, e o momento da aula ou estudo não deverá ser interrompido pela falta de material, pois ao sair do local de estudo ele levará um tempo para se focar novamente na atividade ou aula, causando perda de conteúdo.
Estabelecer uma rotina diária clara, com períodos de descanso definidos. Ambiente escolar, ou local de estudo previsível e organizado ajuda a criança a manter o controle emocional. As regras e expectativas do professor e da escola para o grupo devem ser claramente definidas, e isso vale para as aulas online. Usar reforços visuais e auditivos para definir e manter essas regras e expectativas, como calendários, cartazes e músicas. As instruções e orientações devem ser dadas de forma direta, clara e curta.
Estabelecer consequências razoáveis e realista para o não cumprimento de tarefas e das regras combinadas, que devem ser compreendidas por todos. Aplicá-las com consistência e bom senso. Implementar um sistema de controle do comportamento (verbal e escrito) que seja conhecido previamente e compreendido pelos alunos, pais, professores auxiliares e funcionários da escola. Isso vale para toda a família envolvida com a criança no isolamento social. Modelar o comportamento e habilidades sociais que se espera dos alunos. As recompensas e consequências devem ser sempre coerentes com a ação que as motiva.
Focalizar mais o processo (compreensão de um conceito) que o produto (concluir 50 exercícios). Certificar-se que as atividades são estimuladoras e que o aluno compreenda a relevância da lição. Utilizar técnicas eficientes de questionamento.
Adotar uma atitude mais positiva, como elogios e recompensas para comportamentos adequados. Alunos com TDAH sempre têm sua atenção chamada para o que fazem de errado – deve-se então, especificar e reforçar positivamente aquilo que fazem certo. Ter sempre presente a lista de seus pontos fortes e capitalizar em cima deles, seja para motivar uma atividade ou para aumentar sua autoestima, bem como tratar de minimizar os efeitos negativos de suas dificuldades.
Usar técnicas de prevenção de situações de conflito ou comportamento diruptivo (desafiador, destrutivo) por meio de cuidadoso planejamento. A música é um ótimo instrumento para relaxar e para ser usado nos momentos de transição de atividades ou de ambientes (essa técnica é muito utilizada nas escolas com ensino infantil), isso prepara e minimiza a expectativa para a próxima atividade. (leia sobre musicoterapia).
Outra técnica que irá ajudar muito são as mandalas, existem várias aplicações com mandalas que servem para ajudar nos momentos de distração, falta de foco, agitações, comportamentos que irão atrapalhar o andamento das atividades. (leia sobre terapias com mandalas).
Quando o aluno começar a ficar agitado, frustrado ou atrapalhar o trabalho do grupo, redirecionar para uma outra atividade ou situação, como por exemplo, levar um recado para fora da sala, organizar os livros da prateleiras, dar de comer para o mascote da sala ou casa, apagar o quadro quando estiver na escola ou alguma tarefa curta e simples em casa. Procurar sempre falar em voz calma e firme. Ignorar as transgressões leves que não forem intencionais e ensinar o grupo ou irmãos a ignorar os comportamentos inadequados menos sérios, bem como elogiar e reforçar comportamentos positivos do grupo ou irmãos.
Utilizar estratégias de ensino ativo no processo de aprendizagem. Com o objetivo de se evitar o excesso de informação, o professor ou cuidadores devem fornecer o esclarecimento necessário na estruturação, apresentando as consignas (chaves) significativas para a sua execução.
Deve-se tomar um cuidado especial na graduação de dificuldades das atividades, evitando dar grandes saltos de problemas fáceis para muito difíceis, isso não indica que se deve dar uma atividade com um graduação mais baixa do que a capacidade do aluno, gerando assim um desânimo na execução devido a atividade ser pouco estimulante. Alternar as atividades mais brilhantes com as menos interessantes, evitar tarefas monótonas e repetitivas. Dar retorno constante e imediato. Incentivar a leitura em voz alta, recontar histórias, falar por tópicos, ajudando a organizar ideias.
Todas estas técnicas vão ajudar e muito na condução das aulas e atividades online, mas o mais importante é você mãe, pai, cuidador entender que este período não esta sendo fácil para ele. É necessário compreender as dificuldades que eles apresentam, motivar, incentivar e apoiar é a melhor técnica para ajudar seu filho.
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