top of page

Jogos online podem ajudar meu filho nas dificuldades escolares?


Estudos demostram que jogos tecnológicos e internet ajudam a desenvolver uma série de habilidades e aumentam a velocidade da aprendizagem. Isso não quer dizer que as atividades impressas ou jogos tradicionais devam ser deixados de lado. Ambos irão cumprir o seu papel dentro da aprendizagem.

Durante séculos adaptamos recursos tecnológicos as nossas necessidades. Criamos ferramentas e utensílios para facilitar a vida doméstica, equipamentos eletrônicos para otimizar nosso trabalho, o telefone para encurtar distâncias, equipamentos para substituir alguma deficiências, o óculos para o deficiente visual, a cadeira de rodas para o que sofre de falta de mobilidade, o aparelho auricular para o deficiente auditivo, por que não o computador para suprir dificuldade de aprendizagem?


(Leia meu artigo "O uso da informática com intervenções psicopedagógicas nas dificuldades de aprendizagem do sujeito com síndrome de down."


Existem várias plataformas educacionais para o desenvolvimento cognitivo que são de confiança, baseadas em estudos pedagógicos e da neurociências.

Veja alguns exemplos de jogos e plataformas testadas em meus atendimentos:

Afinando cérebro

DESENVOLVER HABILIDADES

Mais de 120 estratégias de terapia para estimular processamento auditivo, visual, memória, atenção e linguagem.

Lumosity

Melhore sua memória, aumente sua concentração e sinta-se melhor, com o app nº 1 de treinamento cerebral, personalizado para você.


Escola Games

Site com jogos educacionais com níveis fácil, médio e difícil, para todas as idades. Este site tem divisões por disciplinas, que facilitará a navegação por tipo de habilidade que você quer desenvolver na criança.

Genius

O Genius foi um jogo muito popular na década de 1980 no Brasil, utilizando uma mecânica bastante simples. O objetivo no jogo é acompanhar e repetir sem errar a sequência de luzes e sons durante o tempo que puder... ótimo para desenvolver a memória auditiva.


Educação dinâmica

Outra plataforma de educação, com um propósito mais dinâmico pois além dos jogos tem atividades também. Os jogos e atividades são separados por habilidades a serem desenvolvidas ou disciplinas.

Ludo educativo

Esta plataforma também é separado por habilidades ou disciplinas.

Matemática para criança

EXERCÍCIOS GRATUITOS DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS DE 4 A 10 ANOS

São nos primeiros anos escolares que as crianças aprendem os fundamentos da matemática, inclusive as quatro operações - soma, subtração, multiplicação e divisão. Qualquer dificuldade que a criança tenha nessa fase se refletirá por toda a sua vida escolar.

Educa Jogos

Ótimo para os pequenos em fase de alfabetização.

Todas plataformas acima são gratuitas ou liberam uma parte de seus jogos de forma gratuita.

Dybuster Calcularis

Treina habilidades matemáticas em crianças e adolescentes do ensino fundamental.

Desenvolvido por terapeutas, professores e um time de neuropsicólogos e cientistas da computação, é o primeiro software de aprendizagem com provas de mudanças positivas no cérebro como resultado do seu uso.

RESULTADOS COMPROVADOS:

35% MENOS ERROS ARITMÉTICOS EM APENAS 3 MESES DE USO.

A APLICAÇÃO DO DYBUSTER CALCULARIS É FEITA POR UM TUTOR TREINADO PELA PEARSON CLINICAL BRASIL. (No Espaço Cog a Psicopedagoga Nadia Bonassi é tutora autorizada pela Pearson, consulte plano mensal)


Nadia Bonassi

Psicopedagoga

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page