top of page

O impacto da pandemia na leitura.

Com a pandemia a falta de mediação faz com que os estudantes percam o vínculo com o livro

.

O professor além de mediador é um forte aliado para o desenvolvimento da leitura, com a pandemia os escolares perderam este incentivo.

Todos conhecemos os benefícios da leitura, em uma situação atípica, como a que estamos vivendo, o distanciamento social e o fechamento das escolas impacta diretamente na aprendizagem e no desenvolvimento dos escolares em todo país.

Além de ser uma forma de explorar o mundo, ler ajuda as crianças a não ficarem ociosas, diminuir o estresse e proporcionar momentos de prazer e alegria.

Segundo Pensar Educação:

“Em tempos de pandemia quem escolhe um livro para ler, seja ele qual for, dá a si próprio a oportunidade de sair, a partir do pensamento e da imaginação, da sua condição de “confinado”.


Existe uma preocupação muito grande pelos estudiosos da educação, psicopedagogos e professores com a falta de estímulo da leitura.

Não sabemos que impacto que irá causar para estas crianças e adolescentes quando retornar as aulas. Sabemos que o déficit será grande.

Se levarmos em consideração não somente o escolar típico, o escolar que tem dificuldades como Dislexia, disortografia, transtorno do processamento auditivo e TDAH, o déficit será maior, pois há uma necessidade de desenvolver e estimular constantemente a linguagem oral e escrita.

Como fazer para ajudar? Simples, ofereça livros, gibis, peça para assistir filmes legendados, inscreva seu filho em oficinas de leitura, ou procure um profissional para mediar seu filho nos processos de leitura.


Por Nadia Bonassi - Psicopedagoga, Terapeuta da aprendizagem.

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page